O que é um motor hidráulico?

Motores hidráulicos são extremamente parecidos com bombas hidráulicas, e por vezes, estas atuam como motores hidráulicos por possuírem um volume de deslocamento fixo. Sua principal característica é converter energia hidráulica em mecânica através de um eixo rotativo. A pressão hidráulica possibilita torque e rotação.

As principais aplicações são:

  • Guinchos;
  • Guindastes;
  • Escavadoras;
  • Misturadores;
  • Moinhos.

Funcionamento

O motor hidráulico funciona com a energia que vem do fluxo e é determinada pela queda de pressão do motor. Ambos determinam a força do torque, e então a energia gerada é diretamente proporcional à velocidade. O alcance varia entre 0.5 e 10.000 rpm.

Os motores hidráulicos de baixa velocidade são ideais para gerar torques altos, já os de alta velocidade operam em velocidades de no mínimo 500 rpm.

Tipos de motores hidráulicos

  • Motores hidráulicos de engrenagem
  • Motores hidráulicos de ventoinha
  • Motores hidráulicos de pistão
  • Atuadores de turno parcial

Motores hidráulicos de engrenagem

São ideais para aplicações móveis e maquinário industrial, como agricultura, transportadoras, etc. Possui duas subdivisões: Motor de engrenagem e motor epicíclico.

Motor hidráulico de engrenagem: É um motor de alta velocidade, com deslocamento variável e redutível. A pressão geralmente gira em torno de 100 a 150 bar, e os mais modernos, comercializados pela Omega são capazes de aumentar sua operação em até 250 bar. Uma desvantagem é seu alto grau de barulho, devido ao modo operacional rápido. Possui baixo peso, variedade de pressão e temperatura, baixo custo, design simples e alta durabilidade.

Motor epicíclico: Também conhecido por motor de órbita, sua principal característica é o baixo vazamento de óleo e torque alto a baixas velocidades, cerca de 5 rpm. Possui um dente a menos que o anel de lançamento e vida útil maior.

Motores hidráulicos de ventoinha

São utilizados tanto em aplicações industriais quanto móveis. Sua principal característica é o baixo vazamento interno que os anteriores, e por isso, funcionam melhor quando em velocidades mínimas de cerca de 100 rpm.

Seu funcionamento se dá a partir das ventoinhas do rotor que são comprimidas pelo interior do encaixe do motor, o que é realizado a partir do sistema de espiral de molas de lâmina no interior da peça.

É um motor silencioso, com pouco fluxo de pulsação, alto índice de torque mesmo em baixas velocidades, design arrojado e moderno, fácil manutenção e instalação.

Motores hidráulicos de pistão

São aqueles que conduzem equipamento móveis, pesados, para trabalho no mar e fora dele, ideais para:

  • Construção;
  • Guinchos;
  • Guindastes de navio, etc.

É capaz de operar a altas temperaturas com grande capacidade de movimentação. Caso seja necessário empregar mais energia à aplicação, o motor de pistão é a melhor opção. É dividido em dois tipos: Axial e Radial.

Axial: Atuam com seu eixo dobrado, o deslocamento fixo faz com que o motor hidráulico possa ser utilizado tanto em circuitos de loop aberto ou fechado. Os pistões se movem verticalmente, e tal movimento é convertido em deslocamento rotacional.

Radial: Estes são mais empregados em tratores, gruas, guinchos e todo equipamento de perfuração terrestre, isto porque produzem altos torques a velocidades mais baixas que o comum – cerca de meia rotação por minuto.

Atuadores de turno parcial

Também chamado de atuador de rotação, tem sua movimentação apenas para a direita ou esquerda, em um ângulo de exatos 300º. Suas pressões chegam a cerca de 70 bar e não possuem partes flexíveis por serem menores que cilindros.

O design é projetado para ser simplificado, com asas no eixo ou divisões internas. Durante a operação, o atuador pode funcionar corretamente mesmo sob constante pressão. Eles realizam deslocamentos de rotação por meio do fim da base do eixo quando estão pressurizadas pelo fluxo hidráulico. O número de aplicações em que é utilizado é limitado, pois o ângulo do turno parcial possui paradas fixas, ou, no máximo, pré-ajustáveis.

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