O que é um bloco manifold?

Componente que regula o fluxo do fluído entre as bombas, atuadores e outros componentes em um sistema hidráulico, o bloco Manifold pode ser comparado ao quadro de distribuição em um circuito elétrico, pois permite que o operador controle a quantidade de fluído que passa entre os componentes em um maquinário hidráulico. Por exemplo, em uma retroescavadora, o bloco Manifold liga, desliga ou reenvia o fluxo aos braços telescópicos frontais ou traseiros. O bloco é conectado às alavancas na cabine do operador e, assim, ele o utiliza da maneira desejável.

Composto por uma série de válvulas hidráulicas conectadas entre si. Possui combinação variada de estados, e essas válvulas permitem um controle complexo do comportamento do sistema.

Aplicado, um bloco Manifold distribui o óleo através do circuito. O fluxo pressurizado é regulado por válvulas instaladas no Manifold e direcionadas através de mangueiras para algum tipo de dispositivo de trabalho, como um motor ou cilindro.

Existem dois tipos básicos: o primeiro é um monobloco projetado para segurar as passagens e válvulas do sistema completo. O segundo é um projeto de bloco modular, cada um suporta apenas uma ou duas válvulas e contém passagens interconectadas para elas, bem como provisões de fluxo. É normalmente conectada a uma série de blocos modulares similares para finalizar o sistema completo.

Quer saber mais sobre o bloco e suas aplicações? Entre em contato com a Ômega.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>