O que é bomba de palhetas?

São bombas que possuem baixo fluxo de pulsação, mais utilizadas em máquinas de fundição, moldagem por injeção e maquinário de construção. Sua principal característica e vantagem em relação a outras bombas hidráulicas (de acordo com o uso), é a pulsação leve e constante, ou seja, com esta configuração o grau de silêncio é maior, mesmo com a velocidade de rotação elevada. Em geral, a pressão operacional da bomba de palheta é de cerca de 175 BAR, mas podem ser projetadas para operarem a 200/300 BAR, de acordo com o emprego. Está disponível em versões de uma ou duas aberturas (câmara) que utilizam rotor e ventoinha. O rotor se move radialmente com a força centrífuga, o que empurra a palheta para o encaixe na base. E o anel de lançamento em ambos os tipos é o que define suas distinções, pois limita o movimento.

Características

  • Deslocamento: 6 a 640 cc;
  • Pressão: até 200 bar;
  • Velocidade: de 500 a 3000 rpm.

Bomba hidráulica de palheta de uma câmara

É nesta peça que o deslocamento da palheta se limita pelo anel. Ele possui uma base interna circular, e seu posicionamento na bomba é no meio, variando em relação ao rotor apenas. O efeito é então a mudança no volume de movimentação da câmara. O movimento se cria através do rotor, duas palhetas e da faceta exterior do anel e discos de controle. Um dos lados do rotor abriga a pressão do sistema e gera um carregamento maior na parte dos rolamentos. A fim de diminuir tal consequência, é necessário estabilizar as forças atuantes do rotor. Por isso, existem também as bombas hidráulicas de duas câmaras, que eliminaram tal efeito.

Bomba hidráulica de palheta de duas câmaras

Já neste perfil, o preenchimento das câmaras e seu esvaziamento tem o mesmo princípio de sucção da bomba de uma câmara. Entretanto, o anel de lançamento possui uma superfície dupla interna, e o rotor pode então ser posicionado no centro do estator. Cada palheta desloca dois lançamentos por rotação do eixo, e os carregamentos são neutralizados. O efeito final é o processo duplo no deslocamento, pois as duas bombas foram projetadas como uma só.

Bomba de palheta de deslocamento variável

Neste caso, há apenas uma câmara no dispositivo com variação de movimento variável. O movimento do anel de lançamento é regulado de acordo com o tamanho da câmaras com um simples ajuste de parafuso. Assim, o eixo do rotor é localizado no centro do estator e as câmaras ficam com tamanho igual, o que faz a saída do fluxo ser nula. Para que esta variável se torne menos complexa, controlando o fluxo de saída, é possível se fazer uso de três dispositivos de auxílio: Parafuso de ajuste horizontal do volume do estator: o movimento se determina através da distância entre o estator e a bomba. Parafuso de ajuste de altura: modifica a posição vertical do estator, afetando a resposta dinâmica e o volume de silêncio. Parafuso de montagem de operação máxima: regula a quantidade de energia de tensão e, assim, determina a pressão máxima durante a operação. O Omega Oleohidráulica é referência no mercado de bombas hidráulicas, entre em contato e saiba mais sobre nossa variedade de peças com diferentes qualidades!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>