O que é bomba de engrenagem?

Utilizadas em sistemas hidráulicos, as bombas de engrenagem possuem partes móveis que permitem seu funcionamento à pressões de até 250 bar. As câmaras de deslocamento são formadas entre a entrada da bomba e a engrenagem rotativa, o que pode variar para cada modelo.

Bomba de engrenagem externa

Modelo utilizado em áreas industriais e móvel (elevadores, por exemplo). Normalmente, são usadas em bombas de lubrificação para ferramentas mecânicas, unidades de transferência de fluído e bombas de óleo em motor. Algumas das suas caraterísticas são:

  • Baixo peso;
  • Opera em altas pressões;
  • Grande variedade de velocidades;
  • Grande variedade de temperaturas e viscosidades (flexibilidade);
  • Baixo custo.

Na bomba de engrenagem externa, apenas uma das engrenagens rotativas é conectada ao condutor. A outra está na direção oposta para que os dentes da engrenagem se interliguem. Com o uso de um bloco de apoio, as engrenagens são colocadas de tal maneira que se conectam com o mínimo de espaço. O volume é então criado entre os dentes, encaixando paredes e superfícies entre os blocos.

Bomba de engrenagem interna

Utilizados em hidráulicas não móveis (maquinário para plástico, ferramentas mecânicas, prensas, etc.) e em veículos que operam em espaço limitado (empilhadeiras elétricas, etc.). A bomba de engrenagem interna é extremamente versátil e também capaz de lidar com fluídos densos. Suas Características são:

  • Pulsação de fluxo baixa;
  • Baixo barulho de operação;
  • Alta eficiência.

Nesse modelo, a engrenagem é conectada ao condutor. Quando ambos rodam, o volume é criado entre a engrenagem, encaixando paredes e peças de preenchimento. O espaço entre a engrenagem aumenta relativamente e lentamente sobre um ângulo de cerca de 120º. Isso faz com que a operação seja quieta e mantenha fluxo constante.

OUTROS TIPOS DE ENGRENAGEM

Bomba de engrenagem em anel

Usada como um sistema de lubrificação de pressão para máquinas e motores de combustão. Além disso, também podem ser utilizadas em sistemas hidráulicos de condução de energia.

Bomba de parafuso

Similares às bombas de engrenagem interna, as bombas de parafuso possuem um nível de barulho muito baixo quando em operação.

Para mais informações, entre em contato com a Ômega, estamos dispostos a atender suas necessidades.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>