Bombas hidráulicas de pistão e suas aplicações

As bombas hidráulicas são as responsáveis por atuarem na conversão da energia mecânica em energia hidráulica. Um sistema hidráulico prima pela utilização de bombas de deslocamento positivo, que diferem das demais por possuírem um conjunto de bombeamento rotativo, operando em três princípios diferentes, que variam entre engrenagens, pistões e palhetas.

Nesse artigo, falaremos, especificamente, das aplicações de bombas de pistão e de como ela funciona.

As bombas de pistão têm como seu maior diferencial o fato de sua ação de bombeamento permitir que os pistões se alterem, dentro de um tambor cilíndrico. Essas bombas podem ser axiais e radiais, fixas ou variáveis e sua composição é feita de um bloco cilíndrico, pistões com sapatas, molas de sapata, placa de deslizamento e platô.

As denominadas axiais funcionam com base no movimento retilíneo alternativo dos pistões, nos cilindros do bloco. Tal movimento consiste na constante pressão em cima do pistão, de modo que ele seja empurrado para fora do cilindro, através do ângulo do platô (que pode ser fixo e variável), enchendo o cilindro de fluido, que, mais tarde, será pressurizado, quando o movimento rotativo da bomba empurrar o pistão, novamente, para dentro do cilindro.

 Já as bombas radiais têm como característica básica o fato de trabalharem predominância de força centrífuga.

 As bombas hidráulicas de pistão ainda apresentam um alto rendimento, com pressões que podem chegar a 450 BAR ou 6400 PSI, e podem ser utilizadas em prensas, máquinas injetoras, extrusoras, maquinas da linha amarela, perfuratrizes, linha de concretagem, movimentação de cargas, entre outras.

Entre os principais fabricantes de bombas de bombas de pistão no mercado mundial estão: Rexroth®, Vickers®, Eaton®, Sauer-Danfoss®, Parker®, Kawasaki®, Brueninghaus®, Uchida®, Hitachi®, Lindev®, Hydromatik®, Komatsu®, Caterpillar®.

Conheça nossa linha de Bombas Hidráulicas

COMENTÁRIOS

  1. Cidimar Rengel disse:

    pesquisa para trabalho de fim de curso técnico, (TCC)

  2. Quais os principais problemas que podem ocorrer em bombas de pistão radial?

    • Atendimento | Omega OleoHidráulica disse:

      Olá João Paulo,

      Os principais problemas relacionados as bombas de pistão radial são:

      – Excesso de ruído
      - Temperatura Excessiva
      - Cavitação
      - Vazamento de Óleo
      - Falha do sistema de rolamentos
      - Falha no sistema de acoplamento
      - Bomba sem rendimento de pressão
      - Bomba sem vazão de Óleo

      Caso você tenha alguma bomba de pistão radial apresentando um desses problemas, por favor, entre em contato conosco!
      Nossos técnicos são especialistas em resolver esses problemas!

      Abraços!

  3. FELIPE ALMEIDA PIMENTA disse:

    Estou com uma bomba de pistões axiais de eixo inclinado apresentando alta vibração em velocidade, analisando o espectro, notamos que a sétima harmônica mostra-se mais elevada em torno de 6 mm/s. O que poderia indicar talvez que algum pistão esteja com problemas. Gostaria de saber se está bomba pode ter 7 pistões?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>